quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ilustrarte


É já amanhã pelas 21.30h que inaugura no Museu da Electricidade a 4ª edição da Ilustrarte, Bienal de Ilustração para a Infância. Em exposição estarão as 150 ilustrações seleccionadas do conjunto de trabalhos de 1400 ilustradores de 61 países.
A vencedora desta edição foi a ilustradora belga Isabelle Vanderabeele que já havia participado na Ilustrarte de 2003 e recebido menções especiais nas edições de 2005 e 2007.
O trabalho desta autora assenta sobretudo em ilustrações impressas a partir de gravuras minuciosamente esculpidas em madeira, as xilogravuras, e as agora premiadas, integram o livro "Voorspel va Een Gebroke Liefde", escrito por Geert Kockere e editado na Bélgica pela Medaillon; recebeu em França o título "Prélude a un amour brisé" (Éditions du Rouergue).

 

O júri atribuiu ainda duas menções especiais aos trabalhos do ilustrador francês Martin Jarrie (menção especial na edição de 2007) e à dupla italiana Alessandro Lecis e Alessandra Panzeri.



A lista dos ilustradores seleccionados inclui os portugueses Daniel Lima, Teresa Lima, André Letria, Ana Sofia Gonçalves, João Vaz de Carvalho e Gémeo Luís. 
A Ilustrarte propõe ainda um olhar pela obra da escritora Luísa Ducla Soares e uma exposição retrospectiva do ilustrador alemão
Wolf Elbruch.
Um programa e tanto, não é?
(mais informação aqui)

Ilustrarte 2009
Museu da Electricidade
Av. de Brasília, Central Tejo
1300-598 Lisboa, Portugal  

Sem comentários: