sábado, 10 de outubro de 2009

desgraça




aos onze anos o meu filho mais velho leu de carreirinha e com grande entusiasmo, todos os títulos de "Uma Série de Desgraças" traduzidos em português pela Terramar .
animada pela experiência doméstica, com facilidade iniciei "na desgraça" alguns alunos, levando os livros para a biblioteca de turma. dava gosto vê-los querer mais e mais... mesmo que dos treze títulos editados nos EUA apenas seis tenham chegado cá (o último em 2005).



uma Série de Desgraças conta a história dos três pequenos irmãos Baudelaire, que ficam órfãos na sequência de um incêndio que destrói a sumptuosa casa dos pais e os vitima. As crianças são entregues à custódia de um parente remoto, o sinistro conde Olaf, que tudo vai fazer para as matar e ficar com a fortuna que elas herdaram. Os cenários em que a acção se desenvolve, góticos e excêntricos, parecem feitos à medida de quem se identifique com os filmes de Tim Burton.

o autor
, Lemony Snicket (pseudónimo de Daniel Handlereu), é músico dos Magnetic Fields, banda que produziu um verdadeiro cancioneiro do romantismo moderno, compondo as mais irónicas e desarmantes canções de amor que conheço. como escritor a sua mais recente criação chama-se The Composer is Dead e pode ser espreitada aqui e aqui.

Não sei se a Terramar alguma vez prosseguirá a publicação da saga dos Baudelaire, mas seria desejável que professores e bibliotecários prestassem mais atenção a esta obra e ao que ela encerra de possibilidade de desenvolvimento do gosto pela leitura.




Uma Série de Desgraças
Lemony Snicket
Brett Helquist (ilustrador)

Terramar

Sem comentários: