terça-feira, 28 de abril de 2009

bicharada

prémio nacional de ilustração 2008 atribuído a Madalena Matoso:

(de periodicidade anual, este prémio tem como objectivo reconhecer e incentivar o trabalho de artistas no domínio da ilustração de livros para crianças e jovens em Portugal)





A charada da bicharada
ilustrado por Madalena Matoso
texto de Alice Vieira
Texto Editora

magníficas, as ilustrações de Madalena Matoso, muito gráficas e de cores intensas.


menções especiais:



És mesmo tu?
ilustrado por Bernardo Carvalho
texto de Isabel Minhós Martins
Planeta Tangerina (de onde foram retiradas as imagens e o texto abaixo)

"Uma bota desaparecida deixa dois amigos à conversa. Uma conversa labiríntica que nos deixa quase tontos! Mas as conversas entre amigos são mesmo assim... Cheias de curvas, contracurvas e referências estranhas (que mais ninguém entende!), as conversas entre amigos guardam sempre segredos e muita cumplicidade."




O Cuquedo
ilustrado por Paulo Galindro
texto de Clara cunha
Livros Horizonte


"O Cuquedo constitui um exemplo de um álbum narrativo de qualidade que resulta de uma parceria muito relevante entre autor do texto e autor das ilustrações. Estas caracterizam-se pela forma cuidada como recriam as personagens, sublinhando toda a expressividade das situações e até o seu carácter repetitivo. Além disso, sugerem dinamismo e acção pelo jogo que é estabelecido entre diferentes planos e perspectivas, acrescentando suspense ao acto de virar a página. O paralelismo da narrativa é retomado com cautela nas imagens nas quais vão sendo adicionadas as várias personagens, num curioso efeito de preenchimento cada vez mais humorístico. O ilustrador joga ainda com as relações de tamanho, propondo diferentes tratamentos das páginas do livro. O nonsense e mesmo o absurdo das situações resultam do estranhamento relativo à personagem desconhecida que empresta o título à história e que será descoberta, com surpresa, no final."(fonte: Casa da Leitura)

2 comentários:

Pintarriscos disse...

Obrigado pelo post!

Paulo Galindro

leonor disse...

pelo humor e lustro das suas ilustrações, parabéns! continuarei a seguir estes brilhos.