sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

diários de viagem


Lançamento amanhã, dia 13 de Dezembro,
entre as 16 e as 18,30 no La Moneda (Rua da Moeda nº1, junto ao Mercado da Ribeira, em Lisboa)

"Desde sempre, viajantes munidos de cadernos desenharam e escreveram sobre o que observavam e sobre aquilo que reflectiam. Para o percurso de alguns artistas os desenhos dessas viagens foram mesmo decisivos para o seu percurso artístico (Delacroix e Le Corbusier são dois bons exemplos)

Mas também podemos desenhar no nosso dia-a-dia como se viajássemos - é uma boa maneira de nos iniciarmos ou de continuarmos na actividade do desenho. Autores contemporâneos, de várias profissões e actividades, desenham habitualmente em cadernos transportáveis, a que chamamos Diários de Viagem ou Diários Gráficos.

Neste livro, 35 desses autores falam-nos dessa experiência e entreabrem-nos os seus cadernos.Ouvindo professores e alunos de vários níveis de escolaridade, compreendemos, por fim, como o Diário Gráfico, constitui uma ferramenta pedagógica fundamental, que estimula a capacidade de observar e de desenhar." texto da contracapa


PEDRO BAPTISTA: "Mesmo em viagem os desenhos são feitos de memória"

JOSÉ MARÍA SANCHÉZ : "Agora procuro ver a vida como uma viagem e levo sempre um livro em branco que vou enchendo pouco a pouco como um escritor que se vê obrigado a escrever"

ANTONIA SANTOLAYA: "A viagem é sempre na mesma direcção, a aparência disfarça os cenários que se visitam mas a viagem é contínua, até ao interior de mim mesma. Estamos em movimento e o tempo dedicado ao caderno de viagem é a margem de tempo para a reflexão."
(informação, textos e imagens retirados daqui)

Sem comentários: