sábado, 29 de novembro de 2008

O Leão e o Coelho Saltitão










imagens retiradas do blog da ilustradora


Título: O Leão e o Coelho Saltitão
(a partir de um conto tradicional do povo Luvale, da região leste de Angola)
Texto: Ondjaki
Ilustração: Rachel Caiano
Caminho

Lançamento no dia 2 de Dezembro às 18h30 na Livraria Pó dos Livros , com a presença de Ondjaki e Rachel Caiano



«O Coelho explicou ao Leão que era uma boa ideia prepararem um lugar apertado, com paus altos, como se fosse um pequeno quintal, onde ele, o Coelho, faria o enterro do seu cão. Depois convidariam todos os animais da Floresta Grande para virem ao funeral e...
– Mas tu tens um cão? – interrompeu o Leão, muito espantado.
– Não, claro que não.
– Então como é que o vais enterrar?
– Não entendes, meu velho... O cão és tu – sorriu o Coelho Saltitão.
– Então eu não sou o Leão?! – o rei da Floresta coçou a testa.
– Deixa-me terminar, meu velho, a ver se entendes o plano. Eu digo que tinha um cão, e que o meu cão morreu de fome. Convido-os para um enterro daqueles que nós fazemos aqui na nossa Floresta, com muita bebida. Tu ficas quieto como se fosses o cão morto. Quando todos estiverem bêbados e adormecerem, finalmente teremos uma bela refeição e ainda vai sobrar carne para muitos meses.
– Mas tu comes carne? – perguntou o Leão.
– Ando um pouco cansado de cenouras – explicou o Coelho. (...)»

Sem comentários: