o vermelho impertinente e o carvão de Noemí Villamuza (autora deste cartaz e destas delicadas ilustrações) que recriam na perfeição, as imagens literárias criadas por Antonio Ventura neste belíssimo abcedário:
(estes são rostos da ansiedade dos benfiquistas- tipo "angústia do guarda-redes antes do penalty"- no seu novo livro Domingo Vamos à Luz, mas bem poderiam ser os rostos da malta, quando ouve os agentes do governo na tv)
Bernardo Carvalho venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2009, pelas ilustrações do livro Depressa, Devagar, com texto de Isabel Minhós Martins, editado pela Planeta Tangerina.
Foram também atribuídas menções especiais às ilustrações das seguintes obras: Livro dos medos, da autoria de Marta Madureira, com texto de Adélia Carvalho, da editora Trampolim, e Andar por aí, da autoria de Madalena Matoso, com texto de Isabel Minhós Martins, da editora Planeta Tangerina.
e como os brilhos eram muitos e a escolha difícil, o júri destacou ainda 12 obras ilustradas por outros tantos autores: Afonso Cruz, Alex Gozblau, Paulo Galindro, Teresa Lima, Pierre Pratt, Ana Biscaia, Horácio Tomé Marques, André Letria, Inês Oliveira, José Feitor e Luís Henriques. (mais informação aqui)