domingo, 18 de outubro de 2009

brilho de ontem



Luanda, A Fábrica da música

Director: Kiluanje Liberdade/ Inês Gonçalves

HOJE
(ainda) às 19h na Culturgest, doclisboa

"No musseque Coca-cola, um bairro de lata na perifieria de Luanda, vivem os miúdos poetas. Podemos vê-los a lavar carros, a vender chicletes, a engraxar sapatos. O que não veríamos sem este filme era o seu sonho, o dia da gravação com o Dj Buda.

Os miúdos trabalhadores juntam 1000 Kwanzas (1 coca-cola=60 kwanzas) e fazem fila à porta do estúdio do Dj Buda, que é o seu quarto na sua casa, no musseque.

Dj Buda, 21 anos. Há 10 anos era um miúdo desenrascado do Coca-cola. Descendente de uma dinastia de irmãos informatizados que encontraram no computador o seu modo de vida, Buda herdou a máquina com que grava a voz dos miúdos cantores. Nunca se viu nada assim. Os miúdos gritam os seus poemas para o velho microfone estilo Frank Sinatra, de headphones enfiados na cabeça de onde ouvem os ritmos electrónicos e electrizantes que Dj Buda compôs.

Cada miúdo tem a sua história, faz o seu retrato gritado, exprime o espírito da sua rua, marca o seu território. “Somos mais calmos, por isso chamam-nos Suave”, dizem dois irmãos. Gravar é tão importante para o crescimento destes miúdos como é ter uma namorada ou fumar um primeiro cigarro. Se não gravas, não és ninguém. Tal como qualquer adulto, que se afirma pelo que é capaz de fazer. O resultado destas Buda Sessions é uma música a que se chama Kuduro, cujo best off é compilado num CD e vendido nos mercados. Semanalmente. Eles querem ouvir-se. E dançam. As festas que o Dj Buda organiza são um sucesso: há comes e bebes e muita dança pela noite fora. Noutros musseques, talvez o mesmo CD anime outras festas. É a força do aqui e agora, de estar vivo, de resistir (...)"
(texto daqui)

Sem comentários: