quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

cidadania “multidimensional”

começa daqui a poucos dias o trabalho com os miúdos na plataforma do projecto Conectando Mundos. estamos todos ansiosos! hoje foi dia de jogo...



Conectando mundos: Efeito borboleta



«Em 1960, o matemático e meteorologista Edward Lorenz estudava o comportamento da atmosfera, tentando encontrar um modelo matemático que conseguisse fazer previsões climatéricas. O modelo ficou conhecido como modelo Lorenz e é composto por três equações matemáticas.
No entanto, o cientista ficou surpreendido quando verificou que pequenas diferenças nos dados de partida, levavam a grandes discrepâncias nas previsões daí resultantes. Qualquer pequena perturbação (ou erro inicial) teria uma grande influência sobre o resultado.
Imaginem que um meteorologista conseguia fazer uma previsão exacta do comportamento da atmosfera, mediante cálculos muito precisos e a partir de dados rigorosos. Essa previsão poderia revelar-se totalmente errónea, simplesmente porque o voo de uma borboleta, ocorrido do outro lado do planeta, não foi tido em consideração… Esse simples voo poderia introduzir perturbações no sistema que levariam à ocorrência de uma tempestade.
Destes factos surgiu a expressão “Efeito Borboleta”, para expressar a ideia de que aquilo que fazemos em determinado lugar do planeta pode ter consequências enormes no outro lado desse mesmo planeta, mesmo que não possamos ver…
Conseguem verificar alguma co-relação com os acontecimentos actuais?»

(texto retirado daqui; mais informação sobre educação para o desenvolvimento aqui)

Sem comentários: